segunda-feira, 17 de maio de 2010

A CULTURA DO ARACATI é avaliada em texto do aluno Diego Brasil do curso de Letras


A CULTURA DO ARACATI

Diego Braga de Oliveira*

O Aracati dispõe de uma grande variedade cultural, no entanto, esse lado que muitas vezes é uma marcante característica de nossa cidade, não vem recebendo o devido valor que merece. Mas, não é isso que vai inibir nosso espírito artístico. Apesar de não contar muito com a contribuição pública, eles fazem valer seu talento e mostram a todos o que eles têm e fazem de melhor.
São muitos os talentos aracatienses, dentre eles estão: dança, teatro, música, esculturas de madeira, de gesso, pinturas, artes plásticas, humorismo, dentre outras.
Quem nunca ouviu falar do carnaval de Aracati? Uma festa que reúne várias cidades e municípios tanto vizinhos quanto distantes, que se juntam para desfrutar de uma festa que conta com a forte manifestação cultural das pessoas que compõem este evento. Um grande exemplo disso é o carnaval cultural, que acontece ao mesmo tempo do carnaval tradicionalmente conhecido.
O carnaval cultural é composto pelos chamados “ blocos culturais” que foram resgatados e hoje fazem parte desta festa. Quem dá vida a esses blocos são artistas da terra que sabem como ninguém pôr na avenida criatividade, cores; muitas vezes fazem homenagens a grandes nomes de nossa cidade.
Enfim, falar de cultura no Aracati é praticamente falar das raízes da cidade, pois em toda a nossa história sempre tivemos este talento para criar, para escrever, e etc. Estas marcas sempre irão ter, pois já virou um símbolo da nossa condição de aracatiense. Aracati sempre foi e sempre será um verdadeiro berço de artistas.

*Aluno do I período do Curso de Letras da FVJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores