segunda-feira, 17 de maio de 2010

GRIPE SUÍNA é tema do texto de Bruna Oliveira do I período de Letras


GRIPE SUÍNA
Bruna de Oliveira Sousa *

A Influenza A, conhecida popularmente como Gripe Suína, doença causada pelo vírus da Influenza H1N1, assustou não apenas a população brasileira como o mundo.
A gripe foi detectada inicialmente no México, no final de março de 2009 e desde então se espalhou para os Estados Unidos, Canadá e se disseminou para o resto do mundo. Graças às viagens aéreas, ocorreu um aumento inesperado de pessoas que contraíram a “nova gripe”, o que resultou em uma pandemia.
Seus sinais e sintomas são semelhantes ao da gripe comum, como febre alta, tosse, dor de cabeça (cefaléia), dores musculares e nas articulações, dor na garganta, fraqueza e dificuldades respiratórias.
O Ministério da Saúde alertou a população sobre as formas de evitar a contaminação: ao tossir ou espirrar, a boca e o nariz devem ser cobertos com lenço de preferência descartável e que ao utilizar as mãos lave-as rapidamente com água e sabão para prevenir contaminações. Foi indicado também o uso de máscaras.
Desde março de 2010, começou a campanha de vacinação contra a Gripe A. A meta é vacinar pelo menos 80% das pessoas que estão no grupo de risco que são: gestantes, crianças menores de 2 anos, doentes crônicos, pessoas com doenças cardiovasculares, idosos maiores de 65 anos, população de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.
Graças a todos esses alertas e campanhas a doença foi estabilizada e as chances agora são menores de se contrair a tão temida gripe suína. A população já pode comemorar e respirar aliviada.




* Aluna do I Período de Letras da FVJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores