segunda-feira, 17 de maio de 2010

JUVENTUDE é assunto do texto de Larisse Alcântara do Curso de Letras da FVJ


JUVENTUDE

Larisse Ferreira de Alcântara Lima *


A juventude de hoje, para muitos, é a fase da “liberdade” para fazer o que quiser. Porém, podemos afirmar que este é o período da complicação, dos desejos, do prazer e, além disso, dos sonhos e da busca por realizações pessoais e profissionais. Além do mais, esse é o momento de decidir o seu futuro, quando surgem as dúvidas, os erros, acertos e aquela frase: “nada é fácil”.
Entretanto, o termo liberdade significa de acordo com o dicionário: “condição de ser livre, direito de agir segundo sua própria vontade”. Sabendo disso a maioria dos adolescentes exageram, vão para a festa... E não percebem já ser de manhã e uma noite passou, seus pais estão em casa preocupados com você, olhando o relógio, andando de um lado para outro, esperando sua volta (isso quando voltam). Além disso, maltratam os pais dizendo que eles são ineptos por não os deixarem beber, fumar ou não lhe dão dinheiro para comprar roupas, sapatos etc. Alguns falam que nunca deveriam ter nascidos. Mas pense um pouco: se não estivesse aqui, outra pessoa iria lhe agradecer por viver em seu lugar. Muitos deles acham que sempre estão certos, dificilmente sabem pedir desculpas quando erram; alguns não falam um “eu te amo” ou “obrigado (a)” para aquela pessoa especial por sentirem vergonha de expressar seus sentimentos, principalmente com a família.
Todavia existem jovens diferentes, pois sabem curtir esse período com responsabilidade porque é nesse momento da vida que se vai aprender o verdadeiro significado dessa palavra. Com todos esses conceitos comportamentais observamos que a definição de juventude é mais complicada do que possamos imaginar. Para quem está nessa fase é difícil analisar-se, com todas essas mudanças ocorrendo, de criança e de repente adolescente. Agora quem já passou por isso afirma ser a fase sonhadora, o melhor período da vida; existe quem fale, ter se divertido até demais. Dizem ter sido rebeldes, outros não sabiam o que estava acontecendo com seu corpo, sonhavam com um príncipe encantado que depois se transformou em sapo quando foi viver a realidade. Hoje tem aqueles que querem cursar uma Universidade, dispostos a lutar para conseguir algo na vida, outros querem casar construir sua própria família, e tem quem prefira ficar solteiro por muito tempo, pensando em possuir carro, moto e avião, existem até aqueles dispostos a mudar o mundo.

Portanto podemos perceber que a juventude atual é totalmente diversificada tratando-se de caráter, desejos, enfim, de sonhos. Isso é o que faz toda diferença na construção de uma sociedade; só não podemos esquecer que nossas atitudes serão à base do nosso futuro.


*Aluna do I período de letras da FVJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores